Valorizar a vida é acreditar que sempre haverá razões pra seguir em frente

O Setembro Amarelo existe pra reforçar a importância de um assunto que preocupa todos os dias do ano: saúde mental e prevenção ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, mais de 700 mil pessoas tiram suas vidas. O dado revela que a cada cem mortes uma é por suicídio, e entre os jovens de 15 a 29 anos, essa é a quarta causa de morte mais recorrente.

Fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais influenciam nessa que é uma questão complexa e impacta toda a sociedade. Entre as pessoas jovens, um dos maiores problemas é o consumo de álcool e drogas psicoativas durante a infância/adolescência. O consumo excessivo pode desencadear transtornos afetivos, levar à depressão e, consequentemente, à medida extrema, e esse fator corresponde a cerca de 37% dos casos de suicídio.

Embora não seja possível traçar um perfil ou generalizar padrões de pessoas que estejam enfrentando questões psicológicas, alguns sintomas são recorrentes e podem servir de alerta. Mudanças de comportamento no trabalho, na escola ou na vida social, principalmente quando comprometem o desempenho, não devem ser ignoradas, especialmente entre crianças e adolescentes. Isolamento, insônia, frases que revelem pensamentos sobre morte também podem ser sinais de algum transtorno mental.

Falar sobre o assunto, desmitificar ideias e compartilhar informações seguras e confiáveis é um passo importante e acessível para que, individual e coletivamente, possamos nos mobilizar e promover relações e ambientes acolhedores e atentos a quem precisa de ajuda. E se essa pessoa for você, não passe por isso sozinho, procure apoio e atendimento de saúde.

A Central de Valorização da Vida (CVV) tem atendimento gratuito, 24h, através do telefone 188. Por mais difícil que possa ser o momento, desistir não deve ser uma opção.