Telecomunicações – Qual seu papel na satisfação do usuário final?

É inevitável falarmos sobre os avanços tecnológicos ao decorrer dos últimos anos, sem referir-se ao conceito de telecomunicações. Mas, como esse termo impactou socialmente nosso dia a dia e qual sua relação com a satisfação do usuário final?

Antes de tudo, o que telecomunicações ou telecom significa? A palavra possui o prefixo “tele”, que vem do Grego e quer dizer “distância” ou aquilo que está longe. Dessa forma, telecom é a capacidade de se comunicar à distância.

Contudo, é importante frisar que essa troca pode ocorrer de diferentes formas, seja, voz, mensagens de textos, e-mails, dados, vídeos e mais — sempre de um emissor para um receptor, podendo mudar o canal ou até mesmo o código (língua).

Esse condutor de passagem mudou muito ao decorrer dos anos, iniciando pelos telégrafos, passando por telefones, rádios, televisão, e chegando aos dias mais atuais, com satélites e internet.

 

E agora, vamos repensar esse sistema de comunicação?

Seja para um profissional da área ou todos aqueles que utilizam das telecomunicações, as mudanças sociais em um mundo globalizado são gigantescas, seja por conta da desigualdade do acesso à internet ou aparelhos eletrônicos até a maneira como nos relacionamos. Afinal, hoje, são elementos essenciais para a humanidade, o que nos torna indiscutivelmente mais conectados, informados e antenados ao que acontece no Brasil e no mundo.

Considerando que, na atual realidade que estamos inseridos, comunicações a longa distância são responsáveis por uma parcela gigantesca de troca de conteúdos, dados e até vendas on-line, entendemos que é impossível viver sem elas.

 

Para os negócios? Qual é o impacto dessa inovação?

É fundamental compreendermos a importância de uma estratégia mercadológica bem estrutura, que inclui o planejamento de vendas, conhecimento total do consumidor ou persona, e principalmente, seus concorrentes diretos, ou seja, como o mercado competitivo da sua área se comporta.

Pensando globalmente nesse contexto, é possível comprovar que, uma empresa ou marca que esteja conectado com o seu público alvo através de sites ou redes sociais consegue identificar melhor suas necessidades, satisfazendo seus desejos de consumo.

Mas afinal, o que essa conexão à distância traz de vantagens para os negócios?

  • Fornecer uma troca mais direta com o cliente — visto que nem sempre, é possível se deslocar até determinados locais
  • Interconexão via sites ou redes sociais que garantem o fortalecimento dos negócios
  • Flexibilidade e ativações que visam expansão e crescimento da marca
  • Distribuição de conteúdos a novos usuários
  • Fidelidade do cliente antigos
  • Alcance de novas regiões

A verdade é que, o usuário está tendo uma atenção redobrada na forma como é atendido. Isso impacta diretamente na sua satisfação ou experiência. Esse fato indifere do produto final, seja um evento, um conteúdo ou um produto físico.

Essa complexidade, faz com que a indústria de telecomunicações não se acomode a uma só ideia, mas faça com que, seu progresso rumo a evolução seja altamente cobrado, e permite que, continuemos a progredir rumo a melhorias e inovações no setor, nos atentando sempre aos novos comportamentos, preferências e costumes dos usuário final